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A Empresa

DO COURO AOS BOTÕES

Prestes a completar 80 anos, a Casa Ferro fica no coraçõo do Bom Retiro e no dos confeccionistas que frequentam a loja, um dos comércios mais antigos do bairro paulistano. Estabelecida em 1939, a história da empresa remonta a tempos anteriores e com vocaçõo totalmente diferente da que possui hoje, como conta a seguir Mario Sergio Berlowitz, neto de Mario Ferro, um dos fundadores da Casa Ferro, e que está na empresa desde 1993.

Costura Perfeita: A Casa Ferro se estabeleceu no Bom Retiro em 1939, completando 79 anos em 2018. Conte-nos sobre a história da empresa.
Mario Sergio Berlowitz: Em 1939, Mario Ferro e seu irmão, Tullio Ferro, constituem a Casa Ferro Ltda., mas ela vem na sequência da empresa de Angelo Ferro (pai desses irmãos), cuja fundaçõo foi em abril de 1919 na Rua José Paulino, também no bairro do Bom Retiro. No começo, explorava o comércio de couro e seus artefatos e também o de calçados. Durante muitos anos, esse foi o mercado da Casa Ferro, e os artigos de metal representavam uma pequena parte dessa oferta de produtos. Em 1980, ocorreu a grande mudança na área de atuaçõo da empresa: graças a uma recessão do mercado de couro, a Casa Ferro mudou de endereço, vindo para a Rua da Graça, em um imóvel menor, e foi aí que os botões e os artigos de metal passaram a ser o principal produto de venda. Até os dias de hoje ainda é assim.

CP: Quantos e quais tipos de botão a Casa Ferro já comercializou e qual foi o período em que houve o aumento no uso de botões metálicos no setor confeccionista brasileiro?
MSB: Os tipos são os de metal, seja ferro, seja latão, não trabalhamos com botões artesanais ou de resinas. São botões de pressão, de casear, fixos e flexíveis para jeans, enfeites, ilhoses, rebites, máquinas para aplicaçõo, matrizes e algumas fivelas. O crescimento do uso do jeans no Brasil foi um grande aliado da Casa Ferro desde os anos 1980 para cá, pois antes era mais comum a alfaiataria e, nesse caso, não se usavam produtos metálicos.

CP: A Casa Ferro comercializa botões de produçõo própria ou de outras marcas (ou ambos)? E as vendas são para todo o Brasil? Se sim, em quais regiões mais atende?
MSB: Trabalhamos somente com revenda para as principais marcas do Brasil e comercializamos para todo o país. Clientes em São Paulo são a maioria, mas trabalhamos muito com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Atendemos bastante também o Nordeste, como Ceará e Pernambuco, onde há muitas confecções.

CP: Como a empresa passou por esse período mais crítico da economia brasileira?
MSB: Com muito trabalho, evitando aumentar despesas, procurando não errar nas compras, criando fortes parcerias com os fornecedores e, principalmente, com a vontade e o carinho de nossos funcionários. Afinal, são eles que atendem os nossos clientes.